Uma rotina para acompanhar e analisar a literatura médica.
A prática médica envolve várias habilidades: exame e raciocínio clínico; comunicação cuidadosa; conhecimento de aspectos administrativos e financeiros de planos de saúde e do SUS.
O exame das evidências científicas - a capacidade de analisar criticamente os estudos científicos - têm importância equivalente à do exame clínico, mas é uma habilidade pouco exercitada na universidade. Neste post, proponho uma rotina semanal de leitura científica, sugerida neste vídeo
Trata-se de estabelecer algumas revistas científicas, e ler suas páginas no dia em que os artigos são, a cada semana, lançados.
Ex.: JAMA Internal Medicine (segunda-feira); JAMA (terça-feira); e NEJM (quarta-feira).
Estratégia: ler (rapidamente, passando o olho) os títulos e abstracts de todos os textos publicados; em seguida, separamos aqueles que nos interessam de fato; ao final, teremos 1 ou 2 artigos.
Passamos, em seguida, a uma leitura cuidadosa do artigo (abordaremos, em textos futuros, como analisar um estudo médico).
Paralelamente a esse hábito, diariamente procuraremos ler uma página do UpToDate, preferencialmente relacionada aos problemas paciente que estejamos acompanhando. Cada semana, analisaremos 1 artigo citado em uma das páginas do UpToDate lidas.
Por fim, vale acompanhar, em redes sociais, médicos e pesquisadores que discutam e analisem artigos científicos das áreas de seu interesse.
Em resumo:
- Semanalmente, ler rapidamente as páginas de 2-3 revistas médicas;
- Selecionar 1 ou 2 artigos de tais revistas, quando te interessarem;
- Ler uma página do UpToDate por dia, relacionada a paciente que conhecer;
- Ler, semanalmente, apenas 1 artigos citado em alguma das páginas.
- Acompanhar pessoas que postam suas análises sobre artigos científicos.
Aqui no blog, postarei análises dos artigos que ler.
Comentários
Postar um comentário